Avatar – A Lenda De Korra

Quero falar hoje sobre as duas primeiras temporadas (ou dois primeiros livros) de Avatar – A Lenda de Korra. Continuação direta de Avatar – A Lenda de Aang, também chamado de Avatar – O Ultimo Dobrador (ou mestre, nas traduções tristes brasileiras) do Ar, esse anime conta a história da próxima avatar, no caso, Korra, filha da Tribo da Água do Sul. Korra é uma jovem totalmente oposta a Aang. E quando digo totalmente, eu quero dizer TOTALMENTE MEEEESMO e as comparações são obrigatórias e necessárias.

Enquanto Aang era um monge que não queria aceitar o fardo de ser o Avatar, o último dobrador de ar que precisa aprender os outros 3 elementos mas que possui forte ligação com o universo espiritual; Korra é uma inconstante (por falta de definição melhor) jovem da tribo da água que domina todos os elementos, exceto o ar e possui pouquíssima ligação com o universo espiritual.

A série é tremendamente diferente, vemos o mundo 70 anos depois com uma sociedade steampunk (que eu adorei) se formando e se transformando, vemos hostilidades contra os dobradores e a sombra de um poderoso vilão que possui o poder de eliminar a dobra. Vemos cartéis criminosos de dobradores, um esporte baseado nas dobras de água, fogo e terra e o começo de um novo grupo de airbenders. A polícia é incrível, toda baseada na dobra de metal da Toph. ALIÁS, as citações e aparições dos personagens da primeira é emocionante. E vemos duas novas modalidades de dobra poderosíssimas! Além das dobras clássicas de Ar, Água/Gelo/Vapor (e sua variação sangue), Terra (e sua variação Metal) e Fogo (e sua variação eletricidade), temos as dobras de Dinheiro e da Política!

A política e os interesses comerciais são um dos plots essenciais da trama, que trabalha também questões familiares, aceitação, herança e legado, insubordinação, missão de vida e amor. A primeira temporada (Livro 01 – Ar) possui episódios que variam do ruim ao excelente, já a segunda temporada (Livro 02 – Espíritos) é incrível do começo ao fim, e conta com um segundo vilão. (Essa é uma grande diferença do primeiro anime, pois enquanto em A Lenda de Aang vemos 3 temporadas de luta contra o Senhor do Fogo Ozai, aqui temos um vilão por temporada)

A segunda temporada possui especiais duplos com excelente carga dramática e em um deles vemos o primeiro Avatar e o começo de toda a história. Nesse episódio aparecem as Tartarugas-Leão e, quem lembra do primeiro anime, sabe que isso significa viagens introspectivas emocionantes. O livro dois trata basicamente de dois assuntos muito importantes: a família e aceitação de si mesmo.

Isso tudo acontece em meio a batalhas de dobras com monstros gigantes e coisas do tipo, como é comum em nessa linha de desenhos, mas consegue ser emocionante.

Tenho que dizer que gostei muito. Avatar – A Lenda de Korra continua a apresentação de uma cultura e filosofia oriental mas traz temas sempre atuais de uma forma que mistura muito bem o drama, a aventura e o humor.

Para nós que somos cristãos, enxergar como a cultura presente nos animes tratam de temas correlatos à nossa fé, bem como suas discrepâncias com a mesma é sensacional, mas isso eu vou deixar para você pensar por si mesmo.

Minha nota para essa obra é 8.2 Generais Iroh tomando chá no Mundo Espiritual.

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top