Alma Sobrevivente – Sou Cristão, apesar a Igreja

61“Mais tarde, quando percebi que a Igreja havia me ensinado tanto mentiras quanto verdades, senti-me perdido, sem lar, à deriva. Pelo que havia eu sacrificado meu orgulho e me preparado para o martírio? Por uma religião de racistas, antiintelectuais e desajustados?”

Alma Sobrevivente, escrito por Philip Yancey foi um dos livros mais difíceis e curiosos da minha vida. Ele é cruel. Ele é árido. Ele é exaustivo. Ele é doloroso. Ele vai no fundo da alma. Ele é MA-RA-VI-LHO-SO.

Quando iniciei a leitura dessa obra eu não sabia exatamente o que esperar, e não imaginava que esse livro se tornaria, tão rapidamente, um dos livros mais importantes e significativos da minha vida.

Apesar de ter demorado um tempo significativo para terminar sua leitura, no decorrer dos meses e meses, cada capítulo, página, cada linha tinha um sabor especial, amargo, mas especial. Em Alma Sobrevivente, Yancey faz exatamente o que propõe, nos leva em sua jornada de decepção e nos mostra como é possível ser cristão mesmo em meio a uma igreja de pessoas tão decadentes. Cada trecho do livro conseguia me deixar imediatamente e simultaneamente depressivo e entusiasmado ao extremo e de uma maneira que não consigo explicar com palavras.

Alma Sobrevivente é um daqueles poucos livros que pode tornar um ser humano mais forte. Pelo menos ele me tornou mais forte. Ele me quebrou, e era exatamente isso que eu estava precisando. Sua leitura aconteceu no momento exato de minha vida que eu precisava lê-lo. Agora ele está lá, na minha biblioteca, me olhando, sussurrando… esperando que eu o leia novamente e eu o farei… com certeza eu farei.

“Eu sei, a partir de minha própria vida, quão diligentemente tentei ser bom, aceitável, merecedor de estima e um exemplo digno para os outros. Sempre havia o esforço consciente de evitar as armadilhas do pecado e o constante temor de ceder a tentação. Mas com isso veio uma seriedade, uma intensiade moralista – e até mesmo um toque de fanatismo – que dificultou muito me sentir à vontade na casa do Pai. Fiquei menos livre, menos espontâneo, menos alegre (…)” – Trecho de “O Retorno do Filho Pródigo” do Padre Henri Nouwen citado em Alma Sobrevivente.

Alma Sobrevivente me levou a uma jornada de redescoberta, redescoberta de mim mesmo, redescoberta de um cristianismo vivo e significativo, redescoberta de uma vida de significado. Se você é cristão, se você carrega o nome de cristão, faça um favor a si mesmo, leia esse livro. Apenas leia.

Minha nota para Alma Sobrevivente – Sou Cristão, apesar da Igreja é minha nota máxima: 42.

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top