Astronauta Magnetar, Danilo Beyruth (Grafic MSP)

DSCF3556

Vou tratar com vocês de uma HQ que começou um série maravilhosa que veio pra ficar.

Entre 2009 e 2011 Sidney Gusman, editor da Maurício de Souza Produções, escalou desenhistas do Brasil todo para, com seus traços característicos e suas percepções de mundo, criar o enredo e desenhar sobre os personagens de Maurício de Souza que comemorava 50 anos de carreira como desenhista.

Daí saíram o MSP 50, MSP + 50 e MSP Novos 50. E do sucesso desses 150 artistas e suas obras, foi criado a Grafic MSP. Quadrinhos dos personagens sob a visão e estética de outro autor. Não só uma história, mas em uma edição exclusiva dele.

Se os anos 90 – nos quadrinhos de heróis – foi uma década perdida, já para a Turma da Mônica foi A década. Eu cresci lendo, fui alfabetizada pelo Cebolinha 😉

E agora eu posso revisitá-los de uma forma autêntica, diferente, linda e mais madura.

DSCF3542

E Astronauta Magnetar começou de forma épica!

Danilo Beyruth escreve sobre o Astronauta, tratando do background que ele tinha de seu avô, que tinha escolhido viver a vida toda na roça, mas com uma curiosidade do que teria sido “se”. Se tivesse saído, se não tivesse casado, se…

E ele diz que pra ele, Astronauta, o mais importante sempre foi ver o mundo, e os outros mundos.

Em sua nave ele viaja sozinho pelo espaço, até chegar num Magnetar. Tem que ler a HQ pra ver o quão científicas são as explicações, é sensacional.

Ali, estando diante de uma estrela morrendo, ele se sente no topo “do mundo”, não há mais padrões de distância para alguém que chegou tão longe!

Mas para um cientista solitário, dependente de tecnologia num ambiente tão inóspito, ele é surpreendido por toda aquela beleza perigosa do Magnetar. Enquanto ele o admira, em sua morte lenta, o Magnetar quase o mata.

Obviamente fico por aqui na descrição dos perigos, você realmente PRECISA ler essa HQ.

Mas a história não pára na ação. A intenção é te fazer pensar. Pense sobre suas escolhas, sobre os “ses” da sua vida, sobre suas decisões, quem você deixou pra trás, o que você selecionou pro seu futuro.

Ali ele segue uma rotina pra não enlouquecer, algo o prende lá, e a técnica para mostrar a passagem do tempo na HQ é genial! Ele não pode enlouquecer, mas a loucura o traz de volta pra si.

Ele está na sua Apollo 13, e ele salta para a morte.

DSCF3545

No final, ele consegue ir para casa. Leia a HQ pois não é casa após a morte não (hehehe).

Em face à morte, ele escolhe a vida. Após viver a solidão imposta a ele, ele escolhe ver quem mais ama. Em meio à tantas maravilhas intergaláticas, ele decide voltar para a humanidade que ele havia abandonado.

E você fica sem fôlego. E você sai sabendo que há muito valor nas coisas simples que você está tão acostumado, cansado… E tudo o que você quer é dar um abraço naquelas pessoas que valeram tanto pra você.

Tem mais HQ’s dessa série, que falarei com vocês daqui em diante. Mas essa história, Astronauta Magnetar, começou de forma incrível uma série de experiências incríveis que você terá.

Só pensa comigo, qual a essência do que você busca? Qual a sua prioridade nessa vida? Pra mim, eu guardo comigo desde a minha infância: “Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais dirás, – não tenho neles prazer” Eclesiastes 12:1 (sim, escrevi de cor, parabéns pra mim).

Se o que escolho fazer, ir, decidir, abandonar não estiver arraigado à minha fé ou meu desejo de permanecer diante do meu Criador, eu estou perdendo meu tempo e minha energia. E você, qual a sua essência? O que é o mais importante de tudo na sua vida?

 

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top