Coisas Frágeis – Neil Gaiman

104“Acho que posso afirmar sempre ter suspeitado que o mundo fosse uma farsa barata e tosca, um péssimo disfarce para algo mais profundo, mais esquisito e infinitamente mais estranho, e de alguma forma sempre ter sabido a verdade. Mas acho que isso é apenas o que o mundo sempre foi” – Primeiro parágrafo do conto Golias.

Recentemente, fiz uma enquete no facebook para saber qual livro as pessoas gostariam que eu lesse para fazer um post. O vencedor foi este aqui Coisas Frágeis, do Mestre (posso chamá-lo de mestre não posso?) Neil Gaiman. O livro é um daqueles de leitura rápida e se trata de um coletânea de contos do autor, mas não é uma obra que eu recomendaria para iniciantes; muito pelo contrário, na verade recomendo que você leia pelo menos uns três ou quatro livros do Gaiman antes de ler esse apanhando de contos, não porque eles são contos problemáticos (exceto o conto sobre Nárnia… caramba Gaiman… caramba… porque você fez isso comigo…) mas porque assim fazendo a leitura do livro será muito mais proveitosa. Se tiver uma boa base de literatura clássica e fantástica então será melhor ainda.

Os contos são os mais variados, desde um conto bem soturno com climão lovecrafitiano sobre Sherlock, um excelêncente conto sobre um universo ciberpunk inspirado em Matrix (na verdade, escrito para o lançamento de Matrix, e um dos meus contos preferidos), um conto em que os meses do ano se reúnem para contar histórias que também é muito bom e para coroar com chave de ouro encontramos novamente Shadow, dois anos depois dos eventos de Deuses Americanos e novamente metido em problemas maiores que a própria realidade.

O problema do livro é a linguagem, com palavrões desnecessários, mas até isso eu tolerei, o que mais me incomodou foi o conto sobre Susana (o conto de Nárnia)… sério… Neil… porquê você fez isso comigo… porquê… sério… Quem leu As Crônicas de Nárnia e entendeu “o por trás da história” e lê esse conto… talvez se sinta como eu me senti… e eu me senti com vontade de jogar o livro na parede, ir para um canto escuro e me encolher em posição fetal. Mas tirando isso o livro é bem interessante.

Existem alguns outros contos, mas não quero discorrer sobre cada um, recomendo a leitura dos contos na ordem que estão no livro, não que isso seja necessário, mas é que a disposição das histórias está muito bem dosada. Apenas ignore o conto da Susana. Sério.

A pontuação do livro cai dois pontos pelo conto da Susana, mais por alguns palavrões desnecessários, mas só o conto Golias vale a leitura.

Minha nota final para Coisas Frágeis é 7.0 dias de outono.

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top