O Poder do Mito – Te Pego Lá Fora

100Te Pego Lá Fora é um daqueles clássicos da sessão da tarde, tipicamente oitentistas que assistimos um milhão de vezes e que adoramos rever, e eu tive o prazer de rever esse clássico novamente, mais uma vez, de novo… e na sessão da tarde.

Eu não sei o que se passa com o mundo, mas de uns tempos para cá, a Rede Globo voltou a exibir os bons filmes de nossas infâncias, o que me leva a pensar que só existem duas soluções, ou essa geração está tão estragada que eles estão tentando solucionar o problema retornando com os filmes anteriores, já que todo mundo sabe que a sessão da tarde é uma formadora de opinião (sério… deixem me sonhar) ou então, as pessoas simplesmente perceberam que existe vida fora da TV aberta e a TV Globo se desesperou a ponto de trazer os clássicos de volta. Em todo caso, o que importa é que estamos tento alguns bons velhos filmes de volta e Te Pego Lá Fora é um desses que resiste bravamente à regra dos 15 anos.

A história é a mais banal possível, uma briga de escola entre o “banana” Jerry Mitchell e o “valentão” Buddy Revell que acabou de chegar de outro colégio. É claro que a trama toda ganha uma extensão e uma problemática que atinge níveis ABSURDOS que só essa época de ouro poderia nos trazer. Um detalhe, quando você for rever (porque, sério, você precisa rever, e se não viu, você precisa ver) preste atenção na cena em que o Mitchell está na sala do disciplinador e atente-se aos títulos dos livros do camarada! Sério, é de chorar de rir.

Mas um dos pontos altos da história nem é toda a deliciosa galhofa do filme, um dos pontos altos, que só a maturidade me fez perceber é, o poder do mito. É super interessante como Buddy Revell é retratado ao cegar na escola e é igualmente interessante perceber que ao final do filme que se torna o ser mítico é Jerry Mitchell. É muito legal e interessante ver que um filme, a primeira vista tão sem pretensões, pode trazer críticas tão bacanas de serem analisadas, além de outras que olhas mais atentos podem conseguir enxergar, mas que vou deixar para você, pupileiro, procurar.

Por fim, Te Pego lá Fora é um filme que você deve assistir, é um clássico, passa na regra dos 15 anos e leva a nota 8.2 professoras de literatura!

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top