Grandes Lendas – Eternos

eternos1Saudações marvetes de plantão!

Um dos melhores aspectos da Coleção Marvel de Graphic Novels é que tem me apresentado personagens, elementos e diria até que muito da própria mitologia do universo Marvel. Como muitos devem ter percebido a Marvel mantêm algumas características do mundo real, como as cidades que têm o mesmo nome (como foi muito bem pontuado pelo sempre sagaz Fillipe Rocha no podcast sobre Piada Mortal) e até mesmo pessoas, como governantes, presidentes das nações seguem a continuidade do nosso mundo. Outro fator que aparentemente é retratado como similar ao do nosso mundo é religião. No mundo Marvel também existem as mesmas religiões que no nosso. Mas o que eu nunca tinha lido nas páginas dos quadrinhos era a respeito das origens da vida na terra e desenvolvimento da civilização humana. Qual a versão do mundo criado por Stan Lee e Jack Kirby sobre isso? Recentemente eu descobri parte da resposta, na edição da coleção Marvel sobre um super-grupo meio obscuro, os Eternos.

Os Eternos surgirão da cabeça de Jack Kirby na década de 70, período no qual ele estava empolgado com a crença popular na época de que a terra havia sido visitada a milhares de anos por extraterrestres que introduziram evoluções tecnológicas na raça humana, que por sua vez os via como deuses. Essa visão foi muito popularizada pelo livro “Eram os deuses astronautas?” publicado nessa mesma época. A premissa introduzida por Kirby em Eternos, e revitalizada por Neil Gaiman nesse arco publicado nessa Graphic Novel, é a de que a no passado a terra foi visitada pelos Celestiais, seres ancestrais cósmicos gigantes, de poder extraordinário que interferiram na história do planeta, no desenvolvimento da civilização humana e fizeram experimentos com seu DNA. Por esses experimentos, os celestiais criaram os Eternos, seres praticamente imortais, que possuem superpoderes e agem como seus agentes em meio a humanidade para garantir que a humanidade e o planeta siga no trilho estipulado pelos Celestiais, pois estes não permanecem na terra, só aparecem periodicamente e depois se retiram para os confins do espaço. Também foram criados os deviantes, uma raça estranha na qual não existem indivíduos semelhantes, todos tem traços extremamente diferentes (e bizarros) entre si. Os deviantes cultuavam os Celestiais mas eram agressivos, escravizavam humanos e entravam constantemente em guerra com os Eternos até que foram praticamente exterminados devido a sua violência por seus próprios criadores Celestiais.

ETRNLS001002s_color-734502-600x436

A história da Graphic Novel se desenvolve ao redor de um personagem que de repente descobre que é um dos Eternos, mas não estava ciente do fato devido uma ação misteriosa que fez com que todos os Eternos se esquecessem de quem eram e vivessem como humanos normais. Segue-se então uma série de acontecimentos envolvendo outros Eternos, deviantes, um celestial adormecido na terra e até os vingadores, em meio à Guerra Civil. Por mais estranha que possa ser a premissa, a história é muito bem escrita, como não poderia deixar de ser por estar nas mãos de ninguém menos que Neil Gaiman. A arte, em minha opinião, ficou muito boa também com o traço de John Romita Jr, embora muita gente não goste.

426-1

Ao ler a história parei pra pensar que, mesmo sendo uma obra de ficção, essa vertente do universo Marvel tem muitas semelhanças com as crenças modernas de muitas pessoas hoje em dia. Você ai que está lendo talvez seja uma pessoa que acredita que alienígenas no passado nos visitaram e deixaram um legado, e se esse é o caso, saiba que eu respeito completamente sua posição e agradeço pela leitura! Nós do Pupilas em Brasas partilhamos uma cosmovisão cristã, na qual também se crê que o mundo e o ser humano foi criado por um ser de outro lugar do universo, o Céu.

Até a próxima aventura Marvel!

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top