Netflix – Estragando o ato de assistir séries?

Não há dúvida que a Netflix mudou o jeito de interagirmos com a TV. Mas isso, no Brasil, ainda é algo lento de ser ver. Mesmo porque, um lugar onde por lei só é garantido 10% do que é contratado, fica difícil notar, em grande escala, essa mudança. Mas a mudança já começou. Principalmente para os consumidores de séries gringas.series2

A Netflix começou seu “império” como uma simples Homer Video (locadora), onde seu grande trunfo era a locação online dos DVDs. Você acessava o site e escolhia o filme e já via em tempo real se o filme estava à disposição para locar. O tempo passou a Netflix migrou para os serviços online e ousou com conteúdo exclusivo – produzida pela própria – algo ainda inédito no segmento de streaming.

Com o grande sucesso de House of Card e O Demolidor – séries produzidas pela Netflix – vieram às polêmicas. Uma série lançando todos os episódios de uma vez não dá para “degustar” episódio por episódio, pois tira aquele sentimento de expectativa para o próximo. Além de praticamente matar as especulações, analises e reflexões que aqueles 40 minutos poderiam gerar. O fato dos Spoleirs também deve ser levado em conta, afinal de contas não é todo mundo que consegue fazer uma maratona de dez horas assistindo uma série.maxresdefault

As comparações vão surgir sempre, como por exemplo, Guerra dos Tronos. A série foi lançada concomitantemente com O Demolidor. A cada episódio do GoT surge inúmeros memes e podcasts discutindo e conjecturando sobre os próximos eventos. Algo que não acontece com as séries da Netflix, apesar das inúmeras referências ao Demolidor que vimos recentemente nas redes sociais.

O que parece ser um erro estratégico [lançar todos os episódios de uma vez] pode ser uma grande jogada de Marketing. Apesar do engajamento em torno da série não durar tanto tempo, como é o caso das séries tradicionais que ficam entre oito a nove meses em evidência, os gastos de propagandas são realizados em uma tacada só. Diminuindo assim o orçamento com o marketing. Podendo assim reverter essas economia para o pós produção da série.

Outra coisa que deve ser levado em consideração é o fato do novo público chegando. Algumas pessoas não acompanhavam séries, pois não havia paciência para esperar tanto tempo – uma semana – para assistir mais um episódio. O que dirá as middle-seasons. Mas o conceito de séries tem mudando na concepção desses, isso, graças a arcos fechados de séries.

O fato é que só os números dirão se o certo é realmente o modelo tradicional ou o novo. O modelo que tiver mais audiência – agora medida por views – vai sobre sair.

E você, concorda com a maneira de exibição da Netflix ou prefere o modelo tradicional onde você pode degustar com calma, cada episódio?8es8xPo9

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://www.pupilasembrasas.com.br
  • kindy

    Eu amooooooooooooo o jeito q a Netflix faz, so assisto serie por la e to anciosa pra season 3 de oitnb so de saber q estara tds os episodes disponiveis

  • Sergio R

    Com a enorme variedade de séries q temos hoje, não me importo em esperar por um novo episódio durante uma semana. As especulações e expectativas, assim como exemplificaram lá em cima sobre LOST, geravam e gera maior satisfação ao ver um novo episódio.

  • Interessante é notar que a maneira Netflix criou um grande rebu entre as produtoras de conteúdo. Se não me engano, em 2014 ela fechou o ano com a mesma lucratividade da HBO – produtora de Game Of Thrones.

    Sem contar que li e ouvi muitos fãs dizerem que, depois de consumir séries de ótima qualidade e em quantidade via Netflix, a expectativa sobre GOT diminuiu (diante de tanta variedade, quantidade e acesso LIVRE à toda temporada) e por consequência viram a ‘graça’ de GOT diminuir e se tornar até monótona.

    Enfim, como gosto de muito conteúdo e sor hiperativo.rs, gosto do modo NETFLIX de entregar conteúdo para os assinantes.

    ps: tenho pra mim que o tal ‘vazamento’ dos 5 primeiros episódios de GOT foi coisa da HBO mesmo..algo velado…como que imitando a fórmula NETFLIX pra chamar e prender a atenção sobre seu produto. #soacho rsrsrs

  • Acho que o spoiler é o único caso a se considerar como contra. Não me incomodo com eles, sempre me interessei mais pela jornada de determinados personagens e desenvolvimento das tramas do que com as mortes e plots afins, mas sou eu, né! Spoilers a parte, acredito que mais que oferecer uma nova forma de consumir séries, a Netflix trouxe opção para os telespectadores, o poder de escolher quando, como e por quanto tempo vou vai assistir algo e é maravilhoso! Isso obrigou as emissoras de TV aberta e pagas a repensarem seus formatos, horários e modos de exibição no mundo inteiro, o que é ótimo, mais uma vez, para nós, pois teremos ótimas opções via streaming e no formato tradicional de TV.

  • Lembro que não foi há muito tempo atrás quando Lost surgiu, que o grau de expectativa era muito alto por um novo episódio. Com o surgimento de House of Cards essa expectativa dura alguns segundos até surgir um novo episódio na sua tela. Tou pensando aqui se isso é bom ou ruim. Apesar desse estilo Netflix de assistir as séries está fazendo sucesso, às vezes me sinto incomodado por passar quase 10 horas na frente da televisão (isso aconteceu com a última temporada de HoC). Me deu a sensação de não estar satisfeito e de perda de tempo. Sei lá, foi isso que senti.

  • Eu vou além, gosto de séries que já esta TODA disponível

  • Junior Oliveira

    Só consigo acompanhar as séries pela maneira que a Netflix disponibiliza…para mim é perfeito.

  • Guilherme Benz

    Acho que o modelo que a netflix adota é o melhor… Eu escolho o tempo em que vai durar a serie, se eu quero fazer uma maratona, ou assistir um episodio por semana… o poder da escolha é sempre a melhor pedida… bom pelo menos para mim rsrs

    • Nito Xavier

      Concordo com você, adoro poder escolher o que quero ver e na hora, e fico triste de esperar uma semana para a continuação da série.

Top