7 deliciosas aberturas de filmes – Parte 01

Sabe aquele filme que começa com uma sequência inteira de tirar o folego? Aqueles 5 minutos que mostram que o filme veio para ficar de vez na cultura popular. Decidimos lembrar algumas delas pra vocês.

Rei Leão (1994)reileao1

Não poderíamos começar essa lista com outro filme que não fosse com o maior filme de animação de todos os tempos, Rei Leão. Com “The Circle of Life” tocando alto e todos os animais se reunindo para saldar o novo rei. Essa cena podia ser uma metáfora para a vida. É o público se reunindo para saldar esse grande filme.

O Cavaleiro das Travas (2008)112987_Papel-de-Parede-Batman-O-Cavaleiro-das-Trevas-The-Dark-Knight--112987_1600x1200

Nolan mostra uma das melhores sequencias de assalto a banco do cinema. E ao final nos apresenta o melhor Coringa de todos. A trilha de Hans Zimmer é sufocante. Muito bom!

Tubarão (1975)jaws_poster

O fato da cena de abertura de um filme, durante 2 anos, quase ter quebrado o turismo das cidades litorâneas já merece estar aqui. Acrescente a inesquecível trilha de Jonh Willians e cria-se um terror cultural por tubarões que dura até hoje.

Bastardos Inglórios (2009)488455_ChristophWaltzINTjpg

O início de Quentin Tarantino dura quase 15 minutos, mas ele mantém a intensidade crescente e aterrorizadora do nazista Han Landa. Sem demagogia, Tarantino considera a melhor cena que ele já escreveu.

Operação França (1971)6101580072_b69ca05a79_b

O Diretor Willian Friedkin abre o filme com duas sequencias de ação simultânea a milhares de quilômetros uma da outra. Na França, um assassino profissional mata um detetive francês. EM Nova York, um homem vestido de Papai Noel e um vendedor de cachorro quente perseguem um traficante armado. Os detalhes são o que menos importa. A questão é a maneira que o filme lança o espectador nos dois mundos, que serão cruciais para a história.

Boogie Nights (1997)BoogieNights_GQ_26Feb13_rex_b

Bem-vindo a casa de PT Anderson, Los Angeles. A câmera vai seguindo Sherman Way para dentro de uma boate com cores berrantes. A câmera sobe para cima da pista de dança e vai dando closers rápidos nos personagens debochados que dançam ao redor. Essa sequência já mostra o que seria o tom do filme.

Cães de Aluguel (1992)ca

A cena de abertura é sobre a vagina da Madona. Que isso!?! É sério, mas a ideia ali não é ser vulgar, a ideia é colocar pessoas normais conversando sobre coisas triviais da vida. Por mais estranhamente trivial que seja conversar sobre a vagina de alguém. Trivial ou não, o fato é que Tarantino consegue prender o público durante 90 minutos por causa dessa conversa.

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top