[ANIME] Crítica – One Punch Man!

Isso mesmo que você leu! Alguém aqui nesse site consome obras nipônicas. E de vez em quando eu virei aqui falar sobre algo que mereça algum destaque nesse mar de esquisitices que é o mercado de Animes e Mangás. Meu primeiro escolhido foi ninguém menos que o fenômeno, One Punch Man!

onepunch5Se você, assim como eu, foi uma criança no final dos anos 80 e passou sua infância nos anos 90, dificilmente não ouviu falar em Cavaleiros do Zodiaco e Dragon Ball. Assim como os que passaram a infância nos anos 2000 dificilmente não ouviram falar em Naruto, One Piece, Bleach e outros. Produções em animação de estúdios japoneses, baseados em histórias em quadrinhos mais conhecidadas como Mangás. Foram, são e provavelmente sempre serão uma febre em todo o mundo, visto que obras como Dragon Ball e Saint Seiya (nome original dos Cavaleiros de Atena) tem mais de 20 anos de sucesso, e outras mais recentes como One Piece quebraram diversos recordes de venda (um dia falarei de Luffy e sua turma pois é um dos meus favoritos). Esses animes com temática de lutas, super-poderes e sempre com comédia tem um gênero específico dentro da Indústria chamado Shonen (Garoto em japonês). É um gênero com uma formulinha pronta que é seguida com ligeiras mudanças desde a década de 80. É claro que a mesma tem sinais de desgaste e começa a parecer batida e repetitiva. É ai que entra uma obra que quebra certos paradigmas: One Punch Man!

One Punch Man! (ou como é conhecido no Japão Wanpanman) é uma obra de um autor de pseudônimo ONE, que começou como uma webcomic em 2009. Devido ao seu sucesso foi parar nas páginas da Revista Weekly Young Jump. Daí foi adaptado para animação pelo estúdio Mad House em 2015 com 12 episódios e 6 OVAS. A história se foca em Saitama, um cara normal sem nenhuma grande ambição que acabara de ser demitido. Um belo dia ele se depara com uma situação inusitada. Uma criança de queixo esquisito está sendo atacada por um bizarro monstro caranguejo só porque desenhou um mamilo no monstro. Saitama então decide proteger a criança e surpreendentemente ele derrota o monstro. Ali ele decide que será um herói e irá proteger as pessoas. A história dá um salto e mostra nossa herói Careca, pois seu treinamento de 3 anos o deixou assim, e já com seu característico uniforme amarelo com capa vermelha. Ai começamos a ver a saga de Saitama para encontrar um inimigo à sua altura, pois vilão bizarro seguido de vilão bizarro e monstros gigantes, são todos derrotados por ele sem o menor esforço, como o próprio título da série mostra, com apenas um soco. Isso deixa ele muito entediado, e além disso ele está sempre preocupado em como irá fazer pra ganhar dinheiro.

O mundo da série é muito interessante, pois a cidades genéricas (são tão genéricas que seus nomes são letras) vivem sofrendo constantes ataques de monstros. Para conter essa situação existe uma mega organização de heróis classificados num sistema de ranking de acordo com o nível de poder e façanhas realizadas, sendo que os heróis mais acima no ranking são tratados como superstars. Ai é que Saitama acaba vendo a solução para seus problemas, entrar para a organização para ter um pagamento garantido!onepunch1

Não sei se deu pra sentir, mas o anime brinca muito com diversos esteriótipos dos animes shonen. A comédia é com certeza o ponto mais forte do anime, mas em momento algum ele deixa de ser empolgante do lado da ação. Eu sei que outras obras já brincaram com a própria indústria e suas bizarrices, como Gintama por exemplo, mas One Punch Man! faz isso de forma mais efetiva, pois é mais fácil de pegar as referências aqui do que em Gintama. Não sei se chega a ser uma paródia a animes Shonen, ou um próprio Shonen, ou até um Seinen (gênero voltado para pessoas mais velhas), pois a obra se mostra com muita originalidade.

Interessante notar o ponto em comum entre Saitama e outros heróis de anime, como o famoso Goku. Apesar de saber que é provavelmente o ser mais poderoso daquele mundo, ele nunca busca sua própria glória e fama. Pelo contrário, resolve as situações sozinho e deixa o mérito para outros.onepunch4

|Como sempre em animes desse tipo, temos muitos valores nobres sendo exaltados, que é um dos clichés desse gênero, mas dessa vez com uma roupagem totalmente diversificada.

One Punch Man! é com certeza uma das melhores produções que o Japão conseguiu prover nos últimos anos. Obrigatória para quem é quem não é fã de animes.

Fique ai com a abertura desse fantástico anime e até a próxima!

 

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top