Cinegoga#31 – Um Sonho de Liberdade: não desista da esperança

ITUNES ASSINE

No filme Um Sonho de Liberdade, Andy Dufresne é um banqueiro próspero e bem sucedido, até que um dia ele descobre que sua esposa está tendo um caso. Somando-se a essa injustiça, quando ela e seu amante são assassinados, Andy é erroneamente acusado de cometer os crimes e sentenciado a prisão perpétua na dura Prisão de Shawshank. Lá, confinamento, tédio e trabalho manual forçado começam a quebrar seu espírito. Pior de tudo, uma gangue de homossexuais rotineiramente espancam e molestam ele.

Quando Andy descobre que um prisioneiro chamado Red contrabandeia itens, Andy pede a ele que consiga um martelo de rochas, para que ele possa se distrair colecionando rochas. Após isto, eles se tornam amigos próximos. Mais tarde, enquanto os detentos assistem o filme “Gilda”, estrelando Rita Hayworth, Andy pede a Red que lhe arranje um poster da bela estrela do filme.

Certo dia, Andy confidencia a Red, “Existe algo aqui dentro… que eles não podem alcançar, que eles não podem tocar. Algo que você possui.” Quando Red pergunta, “Do que é que você está falando?” Andy responde, “Esperança”.

A vida muda quando Andy usa seu conhecimento em contabilidade para impedir que Hadley, o chefe dos guardas da prisão, seja taxado pesadamente. Mas tarde, contudo, Warden Norton força Andy a usar suas habilidades bancárias para defraudar dinheiro, fazendo faucatruas com os prisioneiros, usando-os como trabalhadores de empresas privadas na contrução de estradas e depositando seus salários em uma conta em nome de um fictício “Randall Stephens”.

Enquanto isso, Andy usa seu martelo de rochas para lentamente desbastar a parede de sua cela, escondendo seu trabalho atrás do poster de Rita Hayworth. No fim, Andy escapa, pega uma das identidades do falso Randall Stephens, e foge para o méxico. Red mais tarde é solto em condicional, e se junta a Andy.

Na Bíblia, um jovem chamado José foi falsamente acusado de um crime e enviado para a prisão. Ele passou muitos anos lá e eles feriram seus pés com grilhões, até que um dia, ele foi solto. Assim como Andy, José se manteve vivo por causa da esperança de que um dia ele seria solto.

Andi disse, “Esperança é algo bom, talvez a melhor de todas as coisas, e coisas boas nunca morrem.” A esperança é sim algo bom, e apesar de a melhor coisa de todas ser o amor por Deus e pelos outros, a esperança está entre as três coisas mais vitais para o ser humano nesta vida. Por isso, confie sempre em Deus e nunca desista da esperança.

itunes cine

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top