Dicas de apresentadores de Podcast para você falar melhor em público

[Photo: mastermnd76 via Pixabay]

Talvez nós aqui do Pupilas em Brasa não sejamos os melhores exemplos de desembaraço e desenvoltura com as palavras em nosso discurso nos podcasts que gravamos. Mas tentamos ao máximo ser claros e concisos ao falarmos à vocês ouvintes, mesmo que muitas vezes não dê muito certo, dando um pouco de trabalho para nossos queridos editores…

É sempre bom pegar algumas dicas para melhorarmos nessa função. O Lifehacker, um site americano que reune dicas que facilitam sua vida em vários aspectos, resumiu um post de outro site americano, o Fast Company, em que vários hosts de podcasts famosos de lá compartilharam técnicas e conceitos de como melhorar sua técnica de oratória para aplicar como host ou participante de podcast ou também em outras ocasiões que você dependa dessa técnica, como apresentações, palestras, sermões e etc.

Abaixo trazemos para vocês o artigo traduzido:

Ensaie, mas não fique restrito à pauta

É sempre bom ir preparado para qualquer situação, mas não deixe que seu planejamento te limite. Podcasters recomendam que você planeje seu discurso em tópicos e ensaie o que irá dizer, mas depois que você ensaiou jogue esse script fora.
Ninguém quer ouvir uma pessoa lendo um script. Se vocês o deixa na sua frente, você deve evitar improvisar e parecer monótono. Ao invés disso, tenha uma lista de pontos importantes (que foram pré-planejados para você falar), e vá discorrendo sobre eles. Você irá parecer mais casual e próximo, e as pessoas vão, por sua vez, ficar muito mais interessadas no que você tem a dizer.

Continue a nadar, quer dizer, a falar

Em algum ponto do ensino médio, eu tive que fazer um grande discurso, e eu me lembro do professor dizendo pra remover todos os “ahn” e “tipo” do que eu tinha pra dizer. Acho até que se os dissesse na apresentação final eu perderia pontos.
De acordo com os podcasters, um “ahn” e “tipo” aqui e ali é até uma boa coisa. Isso mantém a conversação flúida e soa mais natural. Porém eles alertam contra os silencios. Um silencio no meio de um discurso é muito mais preocupante do que um “tipo” aqui e ali (contanto que você não tipo, ahn, diga um, tipo, a cada, ahn, tipo poucas palavras)

Nota do editor: na podosfera brasileira sofremos muito menos com os silencios pois a edição que se convencionou aqui no Brasa é mais agressiva, cortando silencios, respirações, gaguejadas e etc. É praticamente um milagre o que nossos editores fazem, a ponto de fazer um completo gago (como eu) parecer desenvolto. Valeu Leo, Nito, Thais e Igor! Mas para discursos ao vivo, ou podcasts com menos edição, essas dicas são bem úteis mesmo.

Peça Feedback

É sempre bom saber quando você está mandando bem no seus discurso ou quando aquela piada de tiozão ficou horrível. Antes de fazer uma grande apresentação procure alguém que vá te dar um feedback honesto e faça uma pré-apresentação pra ela.
Mesmo depois de uma apresentação, entender o que funcionou e o que não funcionou te ajuda a se preparar melhor pra próxima.

Fontes:

http://lifehacker.com/tips-from-podcast-hosts-to-make-you-a-better-public-spe-1798141180

https://www.fastcompany.com/40452672/let-your-favorite-podcast-hosts-fix-your-public-speaking-problems

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top