[Livro] O Senhor das Moscas

Existem livros que precisam ser lidos no período de uma vida, mas outros precisam ser de tempos em tempos revisitados. O livro de William Golding – vencedor do Premio Nobel em 1983 – é um desses casos.

O livro publicado em 1954, que de inicio não obteve sucesso de publico, deve ser revisitado devido a variedade de temas abordados.

Hoje o livro soma mais de 25 milhões de exemplares vendidos somente em língua inglesa e já foi traduzido para mais de 30 idiomas.

Funciona bem como um livro de aventura, já que narra a jornada de um grupo de adolescentes e crianças sobreviventes de um acidente de avião, em uma ilha deserta durante a Segunda Guerra Mundial. Possui uma leitura tranquila e um pouco mais de 200 páginas.

Mas são muitos os temas tratados no livro: democracia, fascismo, ciência, razão, religião, entre muitos outros. Podendo ser considerado uma alegoria política e social.

Mas acima de tudo trata da maldade humana e de como ela se aflora independente dos meios onde estamos inseridos.

O livro ganhou muitas referências na cultura pop, desde musicas das bandas de rock Offspring e Iron Maiden a reality show como Survivor. Passando pela aclamada série Lost, que tem um enredo com algumas semelhanças. Também ganhou duas adaptações para o cinema, uma em 1963 e outra em 1990.

Se tá pensando em ler um bom livro nessas férias, tá aí uma ótima sugestão.

Nito Xavier
Professor apaixonado pela profissão, cristão entusiasta, criador de teorias fracassadas e como diria minha mãe: falador de abobrinhas.
http://pupilasembrasas.com.br
Top