Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

70É oficial: declaro Abu Fobiya (heterônimo sinistro e amargurado do saltitante Fábio Yabu) o novo elemental do caos!

Terminei minha leitura de “Branca dos Mortos e os 7 Zumbis e Outros Contos Macabros” e estou embasbacado. Quando ouvi o Nerdcast promocional no livro eu não fui convencido de que “o cara que criou ComboRangers e Princesas do Mar” pudesse fazer uma obra tão sinistra assim. Branca dos Mortos é leitura obrigatória para quem gosta de contos de fadas, mas não espere finais felizes; pois esses contos estão muito mais para as versões, digamos, menos ortodoxas dos contos do que para as versões felizes e coloridas que a Disney costuma nos apresentar.

Os contos usam e abusam das referências literárias e de uma mescla de cultura pop e terror clássico de uma forma que beira (só beira) o brilhantismo. O horror inominável está presente, e, foi com grande satisfação que vi H. P. Lovecraft ser honrado em um dos contos.

Algumas das histórias são facilmente identificáveis pelos seus nomes como o nome título do livro ou então Samarapunzel, mas alguns contos, como Confissão e O Monstro, você só descobre de que se trata realmente no final. A leitura é extremamente rápida e dá para ler a obra sossegadamente em poucas horas, mas o livro tem um fator de replay alto pois com o passar da leitura percebemos que muito personagens e lugares estão interligados de uma maneira interessante mas não óbvia.

Abaixo, tem um vídeo com o áudio-drama de um dos contos que mais gostei chamado O Fim de Quase Todas as Coisas, narrado pelo mítico Guilherme Briggs.

Minha nota para essa obra, no mínimo bizarra, é são generosos 7.8 pedaços fumegantes de uma torta de maçã recheada com dor e desilusão.

(Há… e antes que me esqueça… se você sabe da história do Yabu com a galinha, você vai dar umas boas risadas.)

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top