Prateleira de baixo – O Segredo de Seus Olhos

Gosta de filmes que falem de paixão, crime, injustiça? Esse fala de tudo isso. Que mostra pessoas e o vazio de suas vidas? Esse mostra.

O segredo de seus olhos (El Secreto de Sus Ojos – 2009) é um filme que eu poderia chamar de COMPLETO (minha insignificante opinião). Um roteiro impecável, cheios de plot, emoção, profundidade e um dos filmes mais sensíveis que já vi. Não aquele sentimentalismo juvenil ou adolescente, mas que fala sobre vida, passagens, objetivos e derrotas.

O filme acompanha vários acontecimentos ao mesmo tempo e se preocupa em retratar os personagens com muito cuidado, para que mesmo não tratando todos como protagonistas, faz nos sensibilizar também pelos coadjuvantes.

É 1999, onde Benjamin Espósito (Ricardo Darín) já não exerce sua função de servidor da justiça penal argentina. Mas ainda está preso a um caso que ocorreu 25 anos antes. Ao mesmo tempo faz flashbacks da época do ocorrido.

Espósito decide escrever um romance sobre o crime, contando também o momento que vivia e sua paixão por Irene, sua chefe, que estava comprometida próxima de se casar.

O crime foi um estupro seguido de morte em uma jovem, que deixa um marido que a amava. E com esse amor Espósito aprenderá muito.

Para investigar o caso Espósito conta com a ajuda de seu melhor amigo Pablo Sandoval, um alcoólatra incorrigível que conhece muito bem o significado de ser um amigo.

O filme mostra que nossos hermanos não entendem apenas de futebol (que também tem seu lugar no filme), mas que entende muito de cinema.

No decorrer do filme refletimos sobre o fato de onde colocamos verdadeiramente as nossas paixões é onde nos dedicamos de maneira fervorosa e integral. Não descansando enquanto não forem concluídos nossos objetivos em relação ao que nos dedicamos. Ao mesmo tempo em que vemos até onde uma ação mal resolvida pode condenar uma vida e alimentar um vazio dentro de nós ao ponto de acharmos nossa vida sem sentido. E ainda que a vingança pode motivar ações inesplicaveis.

Nem sei se essa é a categoria certa para esse filme, já que ele é vencedor do Oscar 2010 como melhor filme estrangeiro. Foi postado aqui pelo fato de que estamos muito ligados aos acontecimentos cinematográficos de Hollywood que esquecemos como nossos vizinhos e outros países de língua não inglesa manjam da sétima arte.

Opiniões Pupilas em Brasas:

O filme é complexo e adulto, por isso tire as crianças da sala.

Possui uma cena de estupro e duas de nudez. Mas nada que possa comprometer o filme. Classificado como 14 anos.

DEVE ser assistido, se você se considera fã de cinema.

Nito Xavier
Professor apaixonado pela profissão, cristão entusiasta, criador de teorias fracassadas e como diria minha mãe: falador de abobrinhas.
http://pupilasembrasas.com.br
Top