Crítica: Vingadores 2 – A Era de Ultron

Gente, escrevo para vocês depois de assistir à pré estreia de Vingadores 2. É isso aí, vocês terão uma crítica antes mesmo do lançamento do filme!1 aven

Eu acho, sinceramente, que a Marvel tirou o Joss Whedon da cartola. Aquele cara não existe! Ele superou os outros filmes da Marvel, ele superou o primeiro filme dos Vingadores, ele se superou!

Vamos à maior equipe de heróis já reunida na telona. Vou tentar comentar de cada um sem dar nenhum spoiler (isso será difícil).

• Hulk

hulkO Mark Ruffalo é um ótimo ator e você pode dizer o que quiser agora! Na pele desse homem eu vi um Bruce Banner que não parecia um idiota ou um babaca verde (ele só foi burro em algumas horas, mas não idiota ou babaca verde). Na pele do Ruffalo eu vi um cientista capaz de criar Ultron! Além de tudo, o que o Banner foi e fez (e olha que ele fez algo difícil!), as cenas de lutas que envolveram o “Grandão” foram, de longe, as melhores do filme! Ele vai de extremo a extremo como cuspir um dentre no meio da luta, até arrancar a cabeça de Ultron “no dente”.

• Máquina de Combate

armaOk, ok. Por essa nem eu mesmo esperava, mas ele foi bom, muito bom! Don Cheadle conseguiu tornar o personagem engraçado e também sério. Joss Whedon leva o crédito por colocar o personagem nas tomadas certas (onde a cena ficaria muito tensa sem o Máquina de Combate), mas ainda poderia aproveitar melhor esse cara cheio de potencial em locais onde ele poderia fazer uma grande diferença.

• Falcão

falcaoEis outro ator que merece palmas. Apesar de aparecer só duas vezes no filme, o que é um a pena, ele teve (e acho que ainda terá) uma boa participação no Universo Marvel. Guerra Civil está vindo aí e eu já sinto cheiro de confusão com o Falcão no ano que vem.

• Gavião Arqueiro

arqueiroContinuando na área das aves, Clint Barton arrebentou! Jeremy Renner teve a participação que merecia nesse filme de super seres e como ele mesmo diz no filme “só tenho um arco”. Agora, mais do que nunca, confio que o Gavião Arqueiro atingiu o nível de super herói que merecia nas telonas. Não comentando da pontaria do cara, o discurso que ele dá pra Wanda é fundamental à trama, o papel que ele assume quando a “poeira abaixa” no filme, e a força de vontade que ele tem de ajudar tendo apenas um arco. Ele foi um dos melhores!

• Homem de Ferro

homemA idiotice desse ser me surpreendeu novamente. É por conta da idiotice desse homem que surge Ultron, o filho rebelde de Anthony Edward Stark. Mas, deixando as burradas dele pra trás, ele sabe ser herói e fazer piadinhas nas piores horas possíveis. Como já foi dito antes num podcast, ele sempre veste a armadura de uma forma diferente e nesse filme não poderia ser diferente. O que dizer de Hulkbuster? Ela veio. Ela causou. Ela cumpriu seu objetivo. Estou ansioso pra ver esse playboy em Guerra Civil.

• Capitão América

capitAh, Rogers. O supersoldado mostrou serviço no campo de batalha, e até teve frase de efeito! O uniforme mais maneiro até agora, a habilidade com o escudo, a interação com os outros heróis, tudo fez o Capitão brilha no meio da batalha. Fora o discurso e as demais frases dele que me fariam segui-lo até pra guerra! Eu não arriscaria falar um palavrão com ele por perto. Só um aviso. E eu também estou ansioso pra ver esse soldado na Guerra Civil.

• Viúva Negra

viuvaScarlett Johansson… O que dizer dela? Apenas que ela é fofa e emocionante, que ela fez algo que eu nunca esperava dela, e fez outras que eu esperava. Apenas digo para você apreciar muito a agente Romanoff desse filme. Sinto que nunca mais a veremos da mesma forma.

• Visão

visaoPosso guardar meu entusiasmo antes de falar desse cara? Vou tentar não te dar spoiler, mas eu esperei por meses para ver o Android Intangível! Paul Bettany, depois de ser a voz do J.A.R.V.I.S. por muito tempo, deu vida e corpo ao Visão. Tudo bem que sempre quis ter um J.A.R.V.I.S. sob meu comando, mas agora eu repensei.. Visão ficou demais e voltará muito em breve pra nos agraciar com sua sabedoria e cosmovisão (piadinha ruim).

• Feiticeira Escarlate

feiticeiraElizabeth Olsen me surpreendeu. Eu nunca imaginei uma Wanda Maximoff com um sotaque tão legal de se escutar! Ela encarnou uma Feiticeira que eu gostaria de ver nas telonas mas não esperava ver. Bem poderosa, as suas habilidades fantásticas são muito bem mostradas nesse filme, mas é apenas o início! Elizabeth Olsen já foi confirmada pra outros filmes e agora teremos uma nova gata com nome difícil (nome real e fictício).

As cenas com ela são eletrizantes e existe uma cena em especial. A frase “Se você sair por aquela porta, você é uma vingadora!” (que está no trailer) faz uma das melhores cenas do filme vir à tona. Espero ver essa menina de 26 anos muitas vezes pelas telonas da Marvel.

• Mercúrio

mercuAaron Johnson. Quem era Aaron Johnson antes de ser Mercúrio? Nem me lembrava dele em Kick-Ass, mas ele faz um bom herói. Protetor, altruísta, zoeiro e cheio de frases de efeito durante o filme. Pietro Maximoff foi fundamental em cenas incríveis e houve uma que só vi o Aranha resolver, mas Mercúrio e sua equipe estavam ali! Foi uma ótima atuação, pena que não foi tão bem aproveitada na trama. O Mercúrio de “Dias de Um Futuro Esquecido” foi melhor aproveitado, mas na Marvel Studios Aaron Johnson faz jus a história do ligeirinho mais chato do Universo!

•Thor

ThorE o nosso deus vingador? Não consigo ver outra pessoa fazendo esse papel além do Chris. O poder, a burrice (não só por ele ser loiro, mas também um grande tapado!), as habilidades, a interação maior com o grupo, Thor foi mais importante agora do que no filme anterior. Fora o fato de que qualquer coisa tira o Filho de Odin do sério, ver ele em ação dessa vez foi muito mais agradável e até as tiradas de humor dele foram boas. Apreciem bem as cenas com o Mijonir, elas serão as melhores que o Thor terá além da fatídica frase “Esse é o melhor que você tem?”.

Não posso deixar de fora menções honrosas como Nick Fury, Maria Hill, Dr. Erik Selvig, e a novata no universo que foi fundamental na trama, Dra. Helen Cho.

Mas, deixando tudo isso um pouco de lado, foram mais de 10 heróis para quantos vilões? UM!

• Ultron

ultronAgora vamos falar desse vilão fantástico que ficou diferente dos quadrinhos, mas ganhou um lugar no coração de muita gente depois dessa aparição nas telonas. James Spader ajudou a dar vida a esse robô maníaco e assassino. Ultron pra mim a todo tempo foi uma surpresa. Ele (como diz uma pessoa que eu conheço muito) não era certo, e nem dava certeza! Isso é o que fez ele ser tão bom para nossa equipe de heróis. Ele não era previsível, ele estava em todos os lugares, ele era muitos e ainda assim era um, ele era louco, ele era bizarro, ele era maníaco, e ele foi o vilão que o filme merecia. Filho de uma das burradas do Stark, Ultron era estressadinho até. Durante o filme, na sua busca por crescimento, é nítida a paranoia e a inconstância dele e assim como o resto do elenco, ele soube ser engraçado, mas não foi uma marionete de palhaço (tá, parei com as piadinhas).

Menção honrosa entre vilões? Mas é claro! Ulysses Klaw deu as caras colocando o pano de fundo para o filme do Pantera Negra em 2017! Ele ainda não aparece com sua famosa Garra Sônica, mas nada que a Marvel não dê jeito.

Sem exageros, assisti a um dos melhores filmes da Marvel até aqui. Joss Whedon merece de novo o selo de confiança e fez um filme cheio de pontas a serem amarradas mais tarde. Suspeitas? Planeta Hulk (?), Pantera Negra foi “jogado” na nossa cara, Guerra Civil eu vi claramente, e é melhor eu parar por aqui antes que eu comece a liberar spoilers a vocês!

Ah, o uso abusivo, e não estou reclamando, do tema dos vingadores durante o filme e a cena final que mostra os heróis numa linda escultura em marfim, claro, como as antigas esculturas de deuses gregos e romanos.

E cena pós-créditos? Vá conferir e me diz o que você achou.

 

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top