John Nash, de uma Mente Brilhante, morre aos 86 anos

image

O matématico, cuja história inspirou o filme Uma Mente Brilhante, falaceu nesse sábado 23 de maio. Nash estava com sua esposa Alicia Nash de 82 anos em um táxi em New Jersey. Segundo relatos da força policial local o taxista tentou fazer uma ultrapassagem e bateu na proteção de pista, ejetando o casal que foi declarado morto no local.

John Nash era foi um expoente em sua área de atuação, sendo reconhecido com um prêmio Nobel em 1994. Suas contribuições vão desde a teoria dos jogos, geometria diferencial e outras que influenciaram diversas áreas do pensamento moderno.

Em 1998 Sylvia Nasar publicou a biografia “Uma Mente Brilhante” que foi adaptada em 2001 para os cinemas por Ron Howard com Russel Crowe interpretando Nash, e ganhou o Oscar de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante para Jennifer Connelly que interpretou Alicia Nash. O filme retratou a luta de John para continuar em seu trabalho mesmo enfrentado a esquizofrenia, que quase tirou de Nash sua carreira e família.

Via: Variety

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top