Simon Pegg acha que os filmes de Super-Herói estão emburrecendo o cinema

  
Em recente entrevista o ator britânico Simon Pegg, conhecido do grande público por seu papel como o Scotty nos novos Star Trek de J.J. Abrams, mas também conhecido do público mais cult pela trilogia Cornetto de Edgar Wright, fez uma declaração que talvez chateie a maioria dos nerds.

Segundo Pegg os filmes de heróis tem emburrecido o cinema contemporâneo. Diz ele:

“Está tirando nosso foco do problemas do mundo real. Os filmes costumavam ser desafiadores, jornadas emocionais ou questões morais que faziam a pessoa reavaliar o que sente sobre… qualquer coisa. Agora nós vamos ao cinema e na pratica não pensamos sobre nada, a não ser o fato de o Hulk lutou contra um robô.”

Para o ator os filmes deveriam ter um viés mais artistico. “Antes de Star Wars, eram filmes como O Poderoso Chefão, Taxi Driver, Bonnie e Clyde e Operação França que tinham as maiores bilheterias – filmes fortes e de arte não moralista. Então de repente tudo mudou para o espetáculo. Se isso é bom ou ruim eu não. Obviamente eu sou um fã confesso de ficção cientifica e filmes de gênero, mas uma parte de mim olha para nossa sociedade e não  consegue deixar de pensar que infantilizamos nosso gosto.”

Ele conclue: “As vezes eu sinto falta das coisas de adulto e eu honestamente penso em me aposentar da nerdice. Eu me tornei um cara de pôster para/ essa geração, e isso não é necessariamente a coisa que eu mais queria que acontecesse. Eu gostaria de fazer agora de trabalhar em atuação mais séria.”

Lembrando que Simon estará no proximo Missão Impossível, Rogue Nation e em Star Trek 3, como ator e co-roteirista.

Não consigo deixar de dar uma certa razão a ele. É triste ver como certos filmes artisticamente impecáveis, com discussões filosóficas e intelectuais importantíssimas que não tem o devido valor porque não são comercialmente interessantes para os estúdios. Ou até mesmo os nossos queridos blockbusters, geralmente adaptações dos quadrinhos ou literatura, que muitas vezes sofrem severamente no processo de transposição de uma mídia para outra, perdendo a profundidade em prol de ser mais acessível, e assim mais rentável. Podemos entender que os estúdios, na maioria das vezes, não estão interessados em promover o pensamento e discussão, mas entregar algo mastigado.

Não me entenda mau, eu adoro filmes de herói e blockbuster, mas gostaria que houvesse mais investimento da indústria no “cinema cabeça” que o tornaria mais acessível. Quem sabe isso não contribuiria para o enriquecimento intelectual e cultural do público? 

E você? O que acha? Que os blockbuster são o emburrecimento de hollywood mesmo, ou que há espaço para todos os tipos de filmes? Comenta ai! 

Via: The Wrap

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top