Cinegoga#17 – Superman, o retorno: Todos precisam de um salvador

ITUNES ASSINE

O filme Superman, o retorno, começa 5 anos após o misterioso desaparecimento de Superman na terra, quando ele viaja em uma busca inútil por Krypton, seu planeta natal. Ele ainda tem esperança de que o planeta existe e não explodiu após seu nascimento. Ao achar apenas fragmentos flutuando pelo espaço, ele retorna à terra, apenas para descobrir que o crime está elevado e terroristas operam com impunidade sabendo que o homem de aço não está mais por perto para pará-los. E o pior de tudo, Lois Lane está noiva. Ela também possui um filho pequeno e é a condecorada autora de um artigo ganhador do prêmio Pulitzer intitulado: “Por que o Mundo não precisa do Superman”.

Após uma rápida visita à sua mãe adotiva, Marta Kent, Kal-El retoma sua vida dupla como Clark Kent, assume seu antigo trabalho no Planeta Diário, e tenta se reaproximar de Lois. Mas ela já está bem irritada devido ao desaparecimento do Superman, por isso o reencontro foi tudo, menos feliz.

Enquanto o Super trabalha para resolver esses contratempos pessoais de seu retorno, Lex Luthor, que saiu da prisão porque Superman não estava por perto para testemunhar em sua audiência de apelação, rouba Kryptonita da Fortaleza do homem de aço e usa para criar uma ilha gigantesca que irá soterrar a América do Norte, matando centenas de milhões de pessoas.

Ao tomar conhecimento dos planos de Lex, Superman e Lois precisam colocar de lado seus problemas pessoais para poderem lidar com essa crise. Correndo contra o tempo, Superman se vê sem outra opção a não ser se sacrificar para salvar a terra. É uma cena emblemática, que salvas as devidas e necessárias proporções, tenta fazer uma alusão à crucificação do Messias.

Ao contrário do artigo premiado de Lois, Superman, o retorno, faz uma forte defesa à verdade bíblica de que, sem um salvador, estamos literalmente condenados. Romanos 6:23 nos diz que, “o salário do pecado é a morte, mas o presente de Deus para nós é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor”.

Todos nós merecemos a morte por conta de nossa rebelião contra Deus e seu reino. Mas em sua graça, Deus não desistiu de nós. Uma frase marcante do filme é quando Jor-El, pai do Superman diz, “eles podem ser um grande povo, eles querem ser. Falta apenas luz para lhes mostrar o caminho”. Novamente salvando as devidas proporções entre um herói fictício e nosso supremo Senhor, Jesus veio à terra para nos mostrar esse caminho, e ainda mais, ele revelou que ele mesmo era esse caminho, e enquanto as pessoas vivessem sob sua luz, jamais se perderiam ou andariam em trevas. E o mundo nunca mais ficou sem luz novamente.

Muitas pessoas em nosso mundo hoje, assim como Lois, questionam a necessidade de um salvador. Acham que a vida está muito bem, e que não existe nada da qual elas precisam ser salvas. Se você encontrasse uma pessoa assim, o que diria para ela?

itunes cine

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top