[LIVRO] A Vida de C.S. Lewis, de Alister McGrath

Acho lindo conversões racionais… Todos somos seres multifacetados e integrais. Não somos uma coisa ou outra (racional ou emocional), somos as duas… e muito mais. Mas quando Deus consegue convencer uma mente a aceitar o coração, é incrível! É isso o que vemos no livro A Vida de C.S. Lewis, de Alister McGrath (Ed. Mundo Cristão, 2013, 424 p.).

 

| Do ateísmo às Terras de Nárnia.

 

Em conversas com os The Inklings, um grupo formado por C.S. Lewis, vários escritores – entre eles, o nada renomado J.R. Tolkien – ele é persuadido a aceitar o sacrifício de Jesus como remidor dos pecados. Daí nasce um apologista cristão renomado e polêmico, que nos deixou obras estonteantes como: Cartas de um diabo a seu aprendiz; Os quatro amores; Cristianismo puro e simples, entre outros.

Clive Staples Lewis é um dos lindos que, quando eu chegar na Glória, vou querer ir correndo para dar um beijo. Um ser humano todo errado, torto, contraditório, porém em processo de transformação que eu aprendi a amar. O que ele escreveu ainda me emociona muito. Só de descrever algumas analogias presentes nas Crônicas de Nárnia eu me arrepio. Ele foi um instrumento de Deus para mim.

 

A BIOGRAFIA EM SI

Na biografia, o autor é bem racional. E chato demais com detalhes, datas e pontos contraditórios. Ele foi à fundo pesquisar sobre a vida, obra, correspondências, sentimentos, mudanças de percepção do Lewis e desmistificou muito do que já havia sido dito pelos que o cercaram. Desde o seu nascimento até o fenômeno de sucesso que ele teve pós morte, ele destrincha ponto a ponto.

Mas assim como milkshake de paçoca (você tem que gostar muito de paçoca para gostar), você precisa gostar muito do Lewis para se entreter nessa leitura (poucos pegarão a piada interna).

O livro é moroso, detalhado, não é romanceado. É um dossiê da vida e obra de Jack (apelido de Lewis), mas é cheio de curiosidades e ensinamentos que faz com que você veja determinadas obras que você tenha lido ou esteja revisitando, com muito mais detalhes e perspectivas diferentes do que o levou a escrever e do jeito como escreveu.

 

TODA A VIDA DE JACK

Pai ausente, mãe que faleceu precocemente, irmão soldado alcóolatra, esposa falecida, amores não correspondidos, saudades de casa, decepções profissionais são algumas das lutas que ele enfrentou e venceu.

Tudo isso o marcou e o inspirou. Guerras pessoais e factuais o moldaram e essas vitórias nos inspiram. Recomendo para quem quer conhecer mais a fundo esse mestre, esse inspirador, esse cristão próximo do coração de Deus. E, oro, pra que logo esteja próximo do nosso também!

Deixa eu parar de falar que sou fã 😉

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top