Por que somos NERDS?

Vocês já se perguntaram como aconteceu ou desde quando são nerds? Eu nunca tinha me feito essa pergunta até resolver escrever sobre isso!

Comecei a retrospectiva e fui parar nos sábado pela manhã dos anos 90, assistindo o desenho de Street Figther com meu irmão mais velho, antes dele ligar o Dynavision e jogar até a hora do almoço! Toda minha referência nerd/geek ~ inclusive saudades ~ vem desse período. Ou seja, há uma imensidão de situações tipicamente nerdísticas que poderíamos enumerar aqui para responder essas perguntas, mas a verdade é que as respostas sempre serão emocionais.

Alguns estereótipos estão entre nós e o que o resto das pessoas achavam que é ser nerd até um tempo atrás! Automaticamente, ao pronunciar essa palavra, imagens de garotos esquisitos dos anos 80, atrás de computadores de tubo amarelados, cabelos repartidos ao meio e óculos fundo de garrafa, brotavam na imaginação de todos. Mas, here we are! Somos mães e pais de família, líderes nas igrejas, estudantes ou profissionais do dia-a-dia com várias histórias legais de como aprenderam algo bom com quadrinhos, filmes, séries, animes e games.

Vejo com muito alegria a nossa recusa de encarar a cultura pop como entretenimento vazio e o Pupilas é um ótimo exemplo de como isso é real. Quantas lembranças já compartilhamos a partir de um cast sobre Bolaños, Vingadores ou (BAANNN!!! Like Michael Bay) Jimmy Bolha?

Conseguir encontrar relevância em histórias que poderiam ser apenas heróis, monstros, aliens, bruxos e princesas, é o barato de ser nerd! Nos ver representados nessas narrativas nos faz sair da mesmice, enxergar o mundo com um pouco mais de criatividade, leveza e curiosidade de aprender sobre o novo.

Vou adorar saber quando e como vocês se descobriram nerds! Contem tudo aí nos comentários. 😉

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top