Listão – Russell Crowe

7 Filmes e Um Destino

Essa semana é semana de se molhar. Você está convidado para o maior banho coletivo da história ao lado do pai do Superman.

Noé, filme do diretor norte-americano Darren Aronofsky, estréia nessa semana e aproveitamos para elencar os 7 melhores filmes da respeitável carreira do protagonista da história, Russell “Jor-El” Crowe.  Embarque (“nesse carrossel”) nessa viagem (de barco, ai que enjoo) por uma das carreiras mais bem sucedidas desse neo-zelandês, naturalizado australiano nascido em 7 de abril de 1964.

Los-Angeles-Cidade-Proibida

7 – Los Angeles – Cidade Proibida: Neste filme de 1997, Russell interpreta o policial honesto e linha dura Bud White, que disputa o amor da atriz Lynn Bracken (Kim Basinger), com o colega Ed Exley (Guy Pearce). O filme conta a história da polícia de Los Angeles na década de 50, com sua corrupção intercalada entre polícia, máfia e celebridades. Este filme lançou no grande círculo hollywoodiano Russell e Pearce, além de valer o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Basinger. O filme ainda conta no elenco com James Cronwell (o dono do Babe), Kevin Spacey e Danny de Vito. Ainda levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

11

6 – O Informante: Neste filme, Russell recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2000. Prêmio que acabou ficando com Kevin Spacey, por Beleza Americana. Russell interpreta Jeffrey Wigand, um homem que trabalhou durante anos numa fábrica de cigarros e resolve revelar ao jornalista Lowell Bergman (Al Pacino), todos os segredos usados na contratação de funcionários na indústria tabagista. O filme ainda tem a participação de Christopher Plummer. O que nos faz lembrar deste filme, é que para melhor compor o personagem, Russell engordou 40 quilos, chegando a pesar 110 na época das filmagens.

Rápida E Mortal (1995)5 – Rápida e Mortal: Neste filme de 1995, dirigido por Sam Raimi (sim, o mesmo da trilogia Homem Aranha), tudo é surreal. Um faroeste moderno que conta as histórias paralelas de Ellen (Sharon Stone) e Cort (Russell Crowe). Ela, a “Rápida e Mortal” do título, uma misteriosa mulher que chega na cidade de Redemption (nome clichê), em busca de vingança contra o xerife John Herod, em meio ao um torneio de duelos já famoso na cidade. Cort é um antigo pistoleiro de Herod, que havia se tornado padre e capturado, é obrigado a participar do torneio. O filme ainda conta com a participação marcante de Leonardo Di Caprio como o filho de Herod e Lance Henrikssen (o Frank Black da série Millennium), como um pistoleiro que usa cartas de jogo para escolher seu estilo de duelo. Assista essa loucurama e entenda porque escolhemos ele. Olho no dono da Taberna: é Pat Hingle, o Comissário Gordon dos Batman de Tim Burton.

mares4 – Mestre dos Mares: Filme de 2003. Não é um filme pra qualquer um. Você só deve olhar se for um purista, daqueles que notam os pequenos detalhes em uma interpretação (um olhar, uma virada de cintura, um tique nervoso). E Russell é mestre nisso. É impressionante como você percebe em um olhar dele que ele realmente entrou no personagem. Ele É aquele personagem. Aqui ele interpreta o Capitão Jack Aubrey, comandante do HMS Surprise (baita nome para um barco de caça), um barco que caça uma fragata numa viagem do Cabo Horn, até o Oceano Pacífico. Valem neste filme também as cenas de batalhas em alto-mar e uma comovente cena em que ele discursa no funeral de um de seus subordinados. Aliás, Russell gosta de um discurso bonito (vide Gladiador, Uma Mente Brilhante e Robin Hood). O filme ainda tem a participação de Paul Betttany, como o Dr. Stephen Maturin, médico que o acompanha na empreitada. Hilárias as cenas onde os dois elaboram concertos musicais apenas com os dois de músicos e plateia. O filme levou dois Oscars de Melhor Fotografia e Edição de Som.

cinderella man3 – A Luta pela Esperança: neste filme de 2005, Russell vive a história real do boxeador James Braddock (bom nome…ou sobrenome, pelo menos), que em plena época da Grande Depressão, quebra a mão em uma luta e é obrigado a abandonar o esporte. Mas incentivado por seu treinador (Paul Giamatti, soberbo), resolve voltar a lutar e enfrentar o lutador Max Baer, mais alto, mais rápido, mais forte, mais jovem e muito melhor preparado, além de muito arrogante. O povo embarca com ele nesse desafio, e passa a chama-lo de Cinderella Man, por ser ele uma espécie de primo pobre dentro da festa de primos ricos. Renée Zelwegger, interpreta Mae, a esposa de Braddock. Um típico filme de motivação, que vale a pena. Atenção especial na cena da esmola.

uma-mente-brilhante2 – Uma Mente Brilhante: Talvez a atuação mais impressionante de Russell. Neste filme de 2001 ele faz o matemático John Forbes Nash, que resolve um dificílimo problema matemático na década de 50 e se revela um gênio. Após casar com Alicia Lopez (Jennifer Connelly), começa a sofrer de esquizofrenia, após ser chamado a ser criptógrafo do governo americano. O filme ainda tem Paul Bettany e Ed Harris no elenco. O filme levou 4 estatuetas nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Connelly), Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. O mais curioso deste filme, é que Crowe ganhou como Melhor Ator em TODAS as outras premiações. Mas naquele ano, a Academia quis homenagear a raça negra, e deu um Oscar de Conjunto da Obra para Sidney Poitier, um de Melhor Atriz para Halle Barry e um de Melhor Ator para Denzel Washington, por Dia de Treinamento, o que gerou duras críticas a Academia. A expressão de Russell no anúncio do vencedor da categoria, dá bem o espírito da injustiça.

foto-artistica-russell-crowe-filme-gladiador1 – Gladiador: O filme que colocou Russell de vez no circuito dos grandes atores. Nele, ele é Maximus Décimus Meridius, comandante do exército do Império Romano, leal ao Imperador Marco Aurélio (Richard Harris, que morreu após as filmagens). O imperador, já velho, sabe que seu filho Comodus (Joaquin Phoenix), não seria um bom governante e sabe que a monarquia está morrendo. Então decide entregar o poder para Maximus, para que ele comande Roma e faça a transição para o senado comandar. Comodus, ao saber da decisão, mata seu pai e manda matar Maximus e sua família. Maximus escapa mas sua esposa e filho não. Ele jura vingança. Vira escravo e fica amigo de Juba (Djimon Honsou), um escravo africano. Ambos treinados por Antônio Próximo (Oliver Reed, que morreria durante as filmagens), se tornam gladiadores, e ganham o carinho do público da Arena Romana. Tudo faz parte do plano de vingança de Máximus. O filme ainda tem Connie Nielsen, como Lucila, filha do imperador, e apaixonada por Máximus. O filme levou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Figurino, Efeitos Especiais, Som e Melhor Ator para Russell. Curiosidades sobre o filme: Mel Gibson foi convidado para ser Máximus, mas recusou. E Jennifer Lopez fez teste para Lucila, mas não passou.

Estes foram os 7 melhores filmes de Russell Crowe, que nesta semana estréia como o salvador da humanidade, em Noé, filme de Darren Aronofsky, com Anthony Hopkins, Ray Stevenson e Jennifer Connelly.

Zás-Traz: Russell Crowe em 1995, foi o vilão do filme Assassino Virtual, protagonizado por Denzel Washington, que o venceu na disputa de Melhor Ator, no Oscar 2002, quando perdeu interpretando o protagonista de Uma Mente Brilhante, que fez ao lado de Paul Bettany, que em Mestre dos Mares faz descobertas científicas a la Darwin, personagem que interpretou em Darwin, filme que fez com sua esposa Jennifer Connelly, que trabalhou em Requiem Para Um Sonho, filme do diretor Darren Aronofsky, que é o diretor de Noé, filme protagonizado por…Russell Crowe.

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top