Grandes Lendas – Capitão América: Morre uma Lenda

0,,8708526-EX,00

Voltamos com mais uma crítica dessa fantástica coleção de histórias!

No mundo dos quadrinhos de super-herói certos acontecimentos não chegam a figurar como spoilers, dada à atenção e alarde que é feito ao redor das mesmas. Alguns momentos são tão bombásticos e definitivos para a trama das HQs que transbordam do nicho nerd e acabam ganhando as linhas principais dos noticiários comuns. Isso normalmente ocorre quando alguém morre. Dois casos que eu lembro são de dois dos maiores ícones de cada uma das duas editoras rivais lendárias, DC e Marvel, sendo a Morte do Superman e do lado da Marvel é o objeto desse post.

Muitos ai devem lembrar que o maior acontecimento Marvel dos últimos tempos foi a Guerra Civil. Dos muitos desdobramentos que ela trouxe o mais drástico foi a morte do maior escoteiro da casa das ideias. Isso mesmo, a morte do Capitão América. Não sei vocês mas eu lembro que aqui no Brasil até a mídia normal, noticiários de TV cobriram a notícia pelo impacto que teve na cultura pop.

fallenson

Capitão América: Morre uma Lenda é a compilação das histórias que cobrem desde o momento da morte de Steve Rogers, passando pelos momentos posteriores sob o ponto de vista dos outros heróis. Mas o interessante aqui é que o roteirista Jeph Loeb escreveu os cinco capítulos posteriores a morte do Capitão, com base nos cinco estágios do luto: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. Sendo que o autor sabia sobre o que estava tratando. Meses antes da concepção da ideia, Loeb havia perdido o filho adolescente para o câncer. Dessa forma é natural que as reações expressas nas páginas sejam tão naturais e emocionais, como por exemplo no discurso de Sam Wilson, o Falcão, no funeral de Rogers, ou o monólogo existencialista de Peter Parker.

Mas é claro que um dos maiores clichés dos quadrinhos ocorreu com o Capitão América também. Ele voltou dos mortos mais adiante na cronologia.

fallenson5a

É natural que os momentos mais pesados das HQs envolvam a morte. É um acontecimento desagradável, imprevisível, indesejado e talvez o pior, de natureza desconhecida da maioria das pessoas. Muito se especula sobre ela, mas poucos podem afirmar convictos. A história nos proporcionou algumas pessoas que encararam a morte sem medo, como se soubessem o que lhes aguardavam. Essas pessoas eram movidas pela fé em um Homem que venceu a morte. Os Cristãos, que estudam a Bíblia encontram lá um conforto que não pode ser reproduzido por nenhuma outra coisa no mundo, mesmo com todo o estudo psicológico e passagem pelos estágios do luto. Nada pode ser maior que a esperança de ver os queridos novamente e entender que a morte é na verdade um sono, um estágio passageiro. E seguindo o cliché dos quadrinhos, poderemos também voltar da morte, mas pelo poder de Cristo!

Até a próxima lenda!!!

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top