Crítica – Em Um Mundo Melhor

De onde vem nossa violência? E sobre aquele papo de dar a outra face? Para os seres humanos o orgulho e a auto afirmação conta muito, dificultando assim uma articulação pouco violenta entre as pessoas, gangues e nações.

“Em um mundo melhor” é um filme dinamarquês que trata da vida de Anton, um medico que trabalha em um campo de refugiados na África. Acostumado com as desgraças da Guerra ele tenta ensinar seu filho, que sofre agressões na escola, a ver as coisas de uma maneira pacifica e tolerante.

Ao mesmo tempo que seu filho conhece Christian, um garoto que perdeu a mãe recentemente e ao contrario de Anton resolve as coisas com muita violência.

O filme aborda a maneira como as mudanças na vida de uma criança pode afetar seu comportamento. Mostrando também como pode ser frustrante esperar uma atitude diferente do ser humano.

Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011, do Globo de Ouro na mesma categoria e melhor diretor no Europen Film Awards, onde ainda concorreu como melhor filme, melhor ator e melhor roteiro.

A grande sacada de tratar, maldade, violência e vingança pela ótica infantil, quebra o paradigma de que as crianças são seres bondosos e gentis. Ao mesmo tempo que nos mostra quanto somos infantis e imaturos ao reagirmos violentamente as situações triviais da vida.

Na perspectiva do médico ficamos desesperançado, pois mesmo em casa, na rotina da vida encontramos as mesmas situações de guerra. Assim só nos resta refletir: O que nos torna violentos? Como praticar os ensinos de dar a outra face? O que nos falta para alcançarmos esse estágio? Quando teremos o controle?

Ou esperar para estar “Em um mundo melhor”.

Opiniões pupilas:

Filme interessante e reflexivo.

Não perca a oportunidade de assistir.

 

 

Nito Xavier
Professor apaixonado pela profissão, cristão entusiasta, criador de teorias fracassadas e como diria minha mãe: falador de abobrinhas.
http://pupilasembrasas.com.br
Top