[CINEMA] Creed – As lições de Rocky

Creed-PosterCreed, Nascido para Lutar (Creed, 2015. EUA) estreou em Janeiro de 2016 no Brasil, com esse péssimo subtítulo, nos trazendo de volta um personagem que nunca foi embora dos nossos corações: Rocky Balboa! Pelo título, nota-se que o filme não é sobre o Garanhão Italiano, mas não deixa de figurar na antologia do famoso boxeador da Filadélfia.

Creed conta a história de Adonis Creed, filho de Apollo Creed, eterno ex-rival e melhor amigo de Rocky, que foi morto por Ivan Drago em Rocky IV. A história de Adonis é dramática e cheia de altos e baixos. A sombra e a lenda do pai, que ele nem chegou a conhecer, o faz se interessar pelo boxe . O filme mostra desde o início que mesmo antes de conhecer sua origem, o garoto tinha a luta em seu sangue. Porém, carregar esse poderoso nome é, de início, um impeditivo para que Adonis entre no mundo do boxe, e é isso que o faz ir ao encontro de Rocky, buscando nele treinamento e também aproximação da memória de seu pai, através de alguém que tanto esteve presente em sua vida como um grande amigo.

É nesse momento que o personagem eternizado por Sylvester Stallone entra em cena e o filme começa a decolar. Michael B. Jordan, interprete de Adonis Creed, vai muito bem no filme, mas é totalmente eclipsado por Sly. E isso é normal visto que Rocky é mais que um personagem pra Stallone, é como se fosse um amigo imaginário, um alter-ego. É lindo demais ver como ele se entrega a esse papel, e como é natural sua atuação. Você consegue sentir o peso de tudo que Balboa tem passado nesses últimos anos, e nas mudanças que houveram em sua vida do ponto em que deixamos o boxeador em Rocky Balboa, último filme da série principal, e o ponto em que o vemos em Creed.

Assim como os demais filmes da série Rocky, Creed não é simplesmente um filme sobre boxe, sobre lutas. Como sempre, o filme trata de pessoas com conflitos que, mesmo extrapolados se comparados à escala da vida real, servem de paralelo para os conflitos de todos nós. Como não poderia deixar de ser trata de superação, de companheirismo, de perseverança. Para algum maluco que nunca tenha visto nenhum filme da série, pode parecer que os temas são pura auto-ajuda e motivação barata. Mas fica muito aparente a grande diferença entre filmes de auto-ajuda barata e a série Rocky/Creed.

| Tá vendo esse cara aí na sua frente? Esse é o seu pior inimigo! Eu acredito nisso no boxe e eu acredito nisso na vida!

As lições ensinadas na série não são piegas e antiquadas. Elas vem a calhar na vida de qualquer cidadão comum, em qualquer situação que venha a encontrar na vida. Rocky nos ensinou que”ninguém vai bater tão duro do que a vida, mas não importa o quão forte você bate, mas o quanto você aguenta apanhar e seguir em frente“. É assim que se vence! Em todos os filmes isso se mostra nas últimas lutas, que muitas vezes são o que no boxe se define como luta de distância, ou seja, luta que vai até o último round.

Muitas situações de nossa vida são como uma luta de distância. Neste tipo de luta, o que realmente importa é a perseverança em detrimento à força bruta. Aposto que você já vivenciou, ou vivencia, uma luta pessoal, pois pessoalmente eu tenho vivenciado. Muitas vezes na minha experiência pessoal eu lembro das lições ensinadas por Rocky para passar por essas lutas. Aguentar as porradas da vida e saber que nem sempre se vence a luta, mas é importante seguir em frente. São apenas algumas das lições que guardo pra mim.

Enfim, Creed é com certeza uma ótima experiência cinematográfica que deixará grandes emoções e lições.

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top