Os Contos de Grimm

36Sempre gostei de contos de fadas e esse apreço começou com o Teatro dos Contos de Fadas que a TV Cultura apresentava em minha infância. Aliás, se você é um “jovem mancebo”, talvez você não saiba que existiu uma época áurea da TV Cultura quando ela exibia Anos Incríveis (A MELHOR SÉRIE DO UNIVERSO EVER), Teatro dos Contos de Fadas, Confissões de Adolescente, As Aventuras de Tintin, Doug, Babar, Animais do Bosque dos Vinténs, Beakman… é… era uma época muito boa, quando a minha única preocupação era ser um estudante e coordenar os horários dos meus programas de TV favoritos.

E recentemente encontrei esse livro na biblioteca de meu trabalho. A edição estava já caindo aos pedações (Editora Paulus) e creio que você só encontrará isso em sebos. O volume conta com uma boa quantidade de contos, desde os mais famosos até alguns que eu desconhecia completamente. As imagens seguem um estilo bem específico, meio aquarela (se eu estiver errado me corrijam, não sou pintor), que eu na verdade eu não sei se gostei.

Depois da leitura percebi algumas coisas.

Primeiro: Qual o problema desses pais dos contos de fadas? Sério. Na boa, velho. Alguém tinha que prender esses maníacos e levar essas crianças para um orfanato que elas estariam melhores lá.

Segundo: Qual o problema dessas crianças de contos de fadas? Sério. Nascer sabendo fazer bruxaria é igual trocar de roupa para esse povo?

Terceiro: Qual o problema dos monstros/inimigos/seres do mal? Sério. Acho que não dá para ser mais idiota assim!

Quarto: O nível de crueldade implícito nas histórias é absuuuuuuuuuuuuuurdo. Algumas coisas estão explícitas, mas a maioria não, só que é só ter um pouquinho de atenção que se percebe como o mundo dos contos de fadas era cruel e nada infantil.

Relendo as histórias eu percebi como eu gosto do Gato de Botas (e como o feiticeiro dessa história era idiota) e descobri duas histórias que passei a amar chamadas “Seis atravessam o mundo inteiro” e “Elza esperta”. Se você tem interesse no assunto, é um livro recomendado.

Minha nota para essa obra são 7.0 (é isso, só 7.0, sem gracejos no final do post dessa vez.)

Leonardo Agrelos
Se acha um host, mas não sabe houstear. Se acha um podcaster, mas tem a linguá presa. Se acha um nerd, mas nunca terminou de ler O Senhor dos Anéis. Se acha um escritor, mas sempre procura no Google como se escreve impeachment. Entre tantos achismos uma certeza, a de que tem que melhorar como pessoa para parecer menos com um babaca.
http://pupilasembrasas.com.br
Top