Netflix – Estragando o ato de assistir séries? Matérias Especiais by Leonardo Agrelos - 29/04/201508/02/20169 Não há dúvida que a Netflix mudou o jeito de interagirmos com a TV. Mas isso, no Brasil, ainda é algo lento de ser ver. Mesmo porque, um lugar onde por lei só é garantido 10% do que é contratado, fica difícil notar, em grande escala, essa mudança. Mas a mudança já começou. Principalmente para os consumidores de séries gringas. A Netflix começou seu “império” como uma simples Homer Video (locadora), onde seu grande trunfo era a locação online dos DVDs. Você acessava o site e escolhia o filme e já via em tempo real se o filme estava à disposição para locar. O tempo passou a Netflix migrou para os serviços online e ousou com conteúdo exclusivo – produzida pela própria – algo ainda inédito no segmento de streaming. Com o grande sucesso de House of Card e O Demolidor – séries produzidas pela Netflix – vieram às polêmicas. Uma série lançando todos os episódios de uma vez não dá para “degustar” episódio por episódio, pois tira aquele sentimento de expectativa para o próximo. Além de praticamente matar as especulações, analises e reflexões que aqueles 40 minutos poderiam gerar. O fato dos Spoleirs também deve ser levado em conta, afinal de contas não é todo mundo que consegue fazer uma maratona de dez horas assistindo uma série. As comparações vão surgir sempre, como por exemplo, Guerra dos Tronos. A série foi lançada concomitantemente com O Demolidor. A cada episódio do GoT surge inúmeros memes e podcasts discutindo e conjecturando sobre os próximos eventos. Algo que não acontece com as séries da Netflix, apesar das inúmeras referências ao Demolidor que vimos recentemente nas redes sociais. O que parece ser um erro estratégico [lançar todos os episódios de uma vez] pode ser uma grande jogada de Marketing. Apesar do engajamento em torno da série não durar tanto tempo, como é o caso das séries tradicionais que ficam entre oito a nove meses em evidência, os gastos de propagandas são realizados em uma tacada só. Diminuindo assim o orçamento com o marketing. Podendo assim reverter essas economia para o pós produção da série. Outra coisa que deve ser levado em consideração é o fato do novo público chegando. Algumas pessoas não acompanhavam séries, pois não havia paciência para esperar tanto tempo – uma semana – para assistir mais um episódio. O que dirá as middle-seasons. Mas o conceito de séries tem mudando na concepção desses, isso, graças a arcos fechados de séries. O fato é que só os números dirão se o certo é realmente o modelo tradicional ou o novo. O modelo que tiver mais audiência – agora medida por views – vai sobre sair. E você, concorda com a maneira de exibição da Netflix ou prefere o modelo tradicional onde você pode degustar com calma, cada episódio? Related PostsCinegoga#33 – A Lista de Schindler: dando tudo de siPodcast 27# Como Treinar o Seu Dragão – Propondo uma Mudança.Podcast 11#Onze homens e um segredo – Promete que vai contar para alguém?Pupilas de Segunda #51 – Filmes Que Eu Amei e Você OdiouPodcast 29# The Breakfast Club – Ele Não Esquece de MimMinecraft faz mal? Share on Facebook Share Share on TwitterTweet Share on Pinterest Share Print Print