[QUADRINHOS] Grandes Lendas – Batman: Longo Dia Das Bruxas

Saudações lendárias!

Bem vindos à primeira crítica da coleção Eaglemoss de Graphic Novels DC! E não poderíamos começar de outra forma a não ser com um verdadeiro clássico entre as obras do Morcego de Gotham!

eaglemoss_batman_halloween_01Fiz questão de começar por esse arco, dividido nesta coleção em dois volumes, por se tratar de uma obra de arte do genêro. O Longo Dia das Bruxas (The Long Halloween) é uma saga originalmente dividida em 13 capítulos entre os anos de 1996 e 1997, que é fruto do talento de uma das mais bem sucedidas duplas da indústria dos quadrinhos, Jeph Loeb e Tim Sale. Juntos eles produziram diversas pérolas tanto na DC como na Marvel. Essa saga em especial é uma continuação de Batman: Ano Um, arco de histórias escritas pelo aclamado Frank Miller e ilustradas por Dave Mazzuchelli, recontando de forma mais moderna e contextual o primeiro ano de combate ao crime do Cavaleiro das Trevas. Essa história elevada ao status de clássico precisaria de uma continuação à altura, que acabou sendo O Longo Dia das Bruxas.

No arco vemos Batman no encalço de um assassino, denominado Feriado por apenas cometer seus crimes em datas comemorativas. Seus alvos são geralmente relacionados às duas grandes famílias mafiosas de Gotham, Falcone e Maroni. Nessa saga temos uma reintrodução, nessa ambientação criada por Miller, de vilões clássicos do Batman além da sutil mudança do foco do crime em Gotham, antes focada no crime organizado em Ano Um, e agora mudando com o surgimento de vilões como Coringa, Charada, Hera Venenosa e em específico nessa série, vemos a origem trágica do Duas-Caras.

À primeira leitura pode-se notar claramente que tanto Ano Um quanto essa saga foram principal material base para os filmes da trilogia de Christopher Nolan. Existem diversas semelhanças entre as páginas e os dois primeiros filmes (cof, cof, os bons…).

O clima da trama é de suspense. A constante caça do Morcego ao misterioso vilão, a forma com a qual Loeb nos faz acreditar em certos momentos na identidade do assassino, a arte fina e característica de Tim Sale (que acredite se quiser, é daltônico!) fazem com que o leitor não largue a leitura até o mistério ser finalmente revelado.

Enfim, se você não está familiarizado com as HQs do Batman e quer saber por onde começar, ou quais histórias clássicas são boas para entender porque o Cavaleiro das Trevas é tão amado e popular, O Longo Dia das Bruxas é umas das leituras obrigatórias.

Até a próxima lenda!

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top