Série Melhores Games de 2017 – Super Mario Odissey

Talvez você não saiba disso mas o dia 10 de Março foi oficializado pela Nintendo para homenagear o nosso encanador italiano bigodudo mais querido, ele mesmo, o Mario! (por favor, sem piadinhas de “que Mario?…) Então não poderia ter uma melhor escolha para o review dos melhores jogos de 2017 nessa semana do que Super Mario Odissey!

Retomando no último review, o ano é 2017, temos o recém lançado Nintendo Switch vendendo mais que hot dog no centro de Osasco, três títulos de peso já lançados, sendo, The Legend of Zelda: Breath of The Wild já falado aqui, Mario Kart 8 e Splatoon 2. Maaaaas, o que dizer de um console da Nintendo SEM um game do seu maior ícone e mascote? Por esse exato motivo tivemos o anúncio oficial em Janeiro de 2017 que ainda no mesmo ano teríamos o lançamento de Super Mario Odissey, e durante E3 do mesmo ano tivemos um gostinho do que o game seria quando foi mostrado gameplay de New Donk City, já suscitando teorias de que teríamos um GTA do Mario.

Finalmente chegamos à 27 de outubro com o lançamento do game, que estava em desenvolvimento desde 2013, assim que a Nintendo terminou Super Mario 3D Land do 3DS. Como esperado o game se tornou rapidamente o jogo mais vendido da plataforma, com 9 milhões de unidades vendidas, e o game da franquia que vendeu mais rápido da história. São estatísticas impressionantes se você considerar que é um console com menos de um ano de lançamento, mas isso só mostra a força que a marca e o símbolo da Nintendo ainda possuem, mesmo com os altos e baixos e as críticas de boa parte dos gamers de longa data que gostariam de ver gráficos mais realistas e jogos adultos na casa do Mario. Temos que entender que desde o Wii, a estratégia da empresa é ser o segundo video-game, um complemento mesmo, aquele no qual você vai jogar seus exclusivos e jogos mais casuais.

Estatísticas de lado, vamos ao game. Como era já comentado e teorizado, esse é talvez o primeiro game da franquia a contar com “elementos” de jogos de mundo aberto, com diversos mapas amplos e centenas de ítens coletáveis e objetivos paralelos ao seu objetivo principal, que é o seguinte: Pela seiláqualésima vez a princesa Peach é raptada pelo dinossauro/dragão/tartaruga/vilão Bowser, mas dessa vez ele quer resolver isso de uma vez por todas, tomou vergonha na cara e vai se casar com a princesa, mesmo que contra a vontade dela… Junto com a princesa é raptada Tiara que é, adivinhem só, uma tiara, habitante do mundo dos chapéus, e que vai servir como parte do vestido de noiva da princesa. Tiara essa que é irmã de Cappy que se alia ao nosso querido encanador em sua missão para parar essa cerimônia de casamento e resgatar a princesa e Tiara. Para poderem transitar pelos diferentes mundos onde Bowser está passando para captar recursos para sua festa de arromba, Mario e Cappy usam o Odissey, um barco/nave que tem como combustível as Power Moons, objetos coletáveis pelos diversos mundos do game, de forma que a cada mundo em que se chega, é necessário coletar uma quantidade específica de luas para alimentar o Odissey, permitindo passar para o próximo mundo. Porém existem 836 Power Moons no jogo inteiro, muito mais do que o necessário para a progressão do jogo, mas que é um prato cheio para os jogadores que são obsecados por coletar itens.

A jogabilidade segue mais ou menos os mesmo padrões dos outros games em 3D da franquia, como Sunshine, Galaxy etc. Porém como citado acima, temos a introdução de Cappy, um dos melhores parceiros de Mario, talvez desde o Yoshi. Cappy substitui o clássico chapéu de Mario, porém serve como arma e ferramenta para diversas situações. As formas de acionar Cappy podem ser pelos controles de movimento do Switch ou pelos botões do controle, mas é observado que é mais natural e prático jogar usando os controles de movimento. Outra grande adição à jogabilidade é uma forma de possessão (calma sem capirotices aqui…. Ou será que tem?? Mwahahahaha), pois outra das habilidades que Cappy confere à Mario é a de controlar inimigos e objetos. Para isso só é necessário jogar o chapéu no alvo, e a partir disso o jogador tem controle do inimigo/objeto. Isso eleva as possibilidades do game à enésima potência e o torna muito divertido. É bem legal ver um goomba, tartaruga, pedaço de lava ou, veja só você, um tiranossauro com o clássico chapéu e um bigodão… 

Super Mario Odissey também é uma grande homenagem à franquia, com vários momentos em que o jogador tem que jogar partes com a jogabilidade e gráficos dos 8 bits, nostalgia pura.

Só ser um jogo da franquia Mario já o tornaria um game obrigatório, mas por tudo isso que a Nintendo conseguiu fazer, e as inovações à um personagem e franquia “velhos” só confirmam porque muitos o consideram o jogo do ano de 2017.

Nota do Adriano9 de 10.

Nota do Metacritic97 da Mídia especializada e 8.9 dos usuários do site.

A classificação indicativa do jogo nos EUA é E10+ ou seja é recomendado para maiores de 10 anos.

O jogo é exclusivo do Nintendo Switch, no qual foi jogado com aproximadamente 30 horas de gameplay.

Fique com esse trailer com essa maravilhosa música do jogo, eu to levantando aqui pra dançar…

Adriano Toledo
Detentor do título de o mais nerd deste site... (Não tão) Profundo conhecedor de Quadrinhos, Games, Cinema, Literatura Fantástica e outras loucuras....
Top